EN

Vinicius Dacal

Se eu soubesse aos 18 — Faculdade.

O que você deveria saber antes de entrar na faculdade e também durante o curso? Neste post darei dicas que acho relevantes, informações que gostaria de ter antes de ter entrado na faculdade.

Recentemente ministrei uma palestra com o tema “A profissão além do diploma, mitos e verdades sobre o sucesso profissional”, a partir dela decidi escrever dois posts aqui pro blog, um abordando somente sobre a faculdade e outro sobre profissão, e como está no próprio título, esse aqui é sobre a faculdade.

Introdução

Quando você está planejando entrar em uma faculdade você tem uma imagem bem distorcida dela. Eu antes de começar o curso de Sistemas para internet, achei que na faculdade eu aprenderia TUDO para ser um excelente profissional, e que somente com o conteúdo das aulas eu seria um ótimo programador.

Ao entrar na faculdade, comecei a sofrer logo no primeiro bimestre, nas primeiras semanas de aulas já veio aquela enxurrada de trabalhos, e como eu não era nada acostumado a fazê-los, eu acabei ficando com nota vermelha em uma das matérias.

Aos poucos você percebe que um curso ou uma faculdade são tão bons quanto o tamanho da sua dedicação. Faculdade é apenas informação, cabe a você absorver essa informação e convertê-la em conhecimento.

Dicas

Leia seus E-mails frequentemente

Talvez isso seja obvio para a maioria das pessoas, mas para mim não era. Eu tinha um e-mail profissional, o qual eu acompanhava todos os dias, mas como eu quase não movimentava o e-mail pessoal, eu lia ele no máximo uma vez por semana. Isso me prejudicou um pouco no início e logo peguei o costume de conferir no mínimo duas vezes ao dia. Naquela época eu não tinha smartphone, hoje está muito mais fácil.

Se aprofunde nos seus interesses

Assistiu uma aula e se interessou pelo assunto? Chegue em casa e estude mais sobre! As vezes você pode ter acabado de encontrar um seguimento interessante para trabalhar e não sabe. Na próxima aula, leve suas dúvidas sobre esse estudo para o professor. Sempre que estudamos e temos pouca base, surgem muitas dúvidas e esse é um dos papeis do professor, tirar suas dúvidas!

Troque uma ideia com o professor antes ou depois da aula, tire suas dúvidas, dê sugestões, tente absorver o máximo de informação que puder. Demonstre interesse no assunto.

O bom relacionamento com o professor é uma via de mão dupla, o professor pode lhe ajudar a achar uma vaga de emprego que se identifique com você. Olhando pelo lado do professor, nada melhor do que ver um aluno exercendo a profissão que você ensinou à ele.

Faça amizades

Conheça pessoas que tenham o mesmo interesse que você e se reunam para trocar uma ideia. Essa troca de experiência não tem dinheiro que pague.

Faça networking

Quer lugar melhor que a faculdade para conhecer gente que atua na sua área. Que você pode vir a precisar da ajuda um dia, as vezes com prestações de serviços ou até quem sabe, indicação para alguma vaga.

Aproveite o hoje!

Muitas vezes eu me preocupava mais com o que eu poderia fazer depois da graduação do que com o que eu poderia fazer para aproveitar mais o curso.

Chega de ficar fazendo planos somente para quando concluir o curso. Faça planos que você possa cumprir durante a faculdade. Esse tempo vai acabar e não voltará mais!

Conclusão

A faculdade vai lhe mostrar apenas caminhos a serem seguidos, você precisará escolher um deles e seguir por conta própria. Ninguém vai lhe ensinar a ser o melhor em algo, isso deve vir de você!

Tem alguma dica sobre faculdade? Contribua com um comentário!

Dúvidas, comentários ou sugestões, deixe logo abaixo. :)

Originally published at www.viniciusdacal.com on March 27, 2015.


Vinicius Dacal

Brasileiro
Desenvolvedor de software
Trabalha remoto para BEN UK
Ama aprender, criar e compartilhar