EN

Vinicius Dacal

Inglês. Sim, você precisa saber.

Neste post eu falarei um pouco sobre a importância do Inglês e darei algumas dicas de como você pode estudar sozinho. Vamos quebrar o paradigma de que a única forma de aprender Inglês é nas escolas de idioma.

Inglês? Mas o blog não é sobre programação?

Sim, eu sei que o blog é voltado pra área de desenvolvimento, mas é IMPOSSÍVEL você seguir carreira nessa área sem saber o mínimo de inglês.

Não gosto de inglês, por que eu devo aprender?

Como todo mundo sabe, o inglês é o idioma universal (Tanto que em Star Wars ele é falado até pelos alienígenas), sendo universal, a maioria dos materiais de estudo em diversas áreas está em inglês. Vídeos, documentações, blogs, tutoriais e etc. Tudo em Inglês!

A primeira matéria da nova tecnologia que está para sair será em inglês, a documentação sairá primeiro em inglês, tudo sobre ela será primeiro em inglês. Assim acontece com frameworks, linguagens de programação, plataformas e afins, ou seja, se você não sabe inglês, vai ficar dependendo da boa vontade de alguém traduzir o conteúdo e postar num blog ou em outras mídias.

Viu só como o Inglês é importante pra você se manter atualizado?

Outro fator é que até aqui no Brasil, as melhores empresas para se trabalhar exigem Inglês avançado ou fluente, não tem pra onde correr!

Ok, você me convenceu! Como eu posso começar?

Uma maneira muito bacana de começar é utilizando Apps! Se você possui um Smartphone, pesquise pelo aplicativo Duolingo. Este app funciona como um jogo onde você consegue disputar com seus amigos pra ver quem fica com o primeiro lugar no ranking. Com ele você vai ganhar vocabulário, vai aprender gramática, escuta e pronúncia.

Não tem Smartphone? Fica tranquilo, você também pode acessar a versão online em duolingo.com

Depois que você estiver em um nível “Intermediário”, sugiro que procure por podcasts sobre inglês.

Se você usa o iTunes, fica fácil, vá até a iTunes Store, selecione a opção podcasts, depois selecione a categoria “Educação” e a subcategoria ”Cursos de línguas”, selecione um podcast que lhe chamar a atenção e comece a ouvir.

Eu sugiro começar por podcasts com episódios curtos, como o “Happy English” e o “Dayli Easy English Expressions” que possuem episódios que variam de 5 a 10 minutos.

Caso você não use o iTunes, sugiro o site inglesonline.com.br para você começar a ouvir.

Através de podcasts você vai melhorar muito o seu entendimento e automaticamente a sua conversação.

Outra dica muito importante é

Se você não gosta, comece a gostar! Faça uma imersão total no idioma. Assista filmes legendados, ouça músicas, e consuma o máximo de coisas que puder no idioma (Não estou falando de comida, vocês entenderam né).

Finalizando

Essas foram as metodologias que mais funcionaram pra mim, espero que funcionem para você também.

Se você ainda não consegue entender muita coisa, continue estudando que você chegará lá. O que não pode é ficar parado!

Tem alguma dica legal que quer dividir comigo e com a galera? Deixa nos comentários, todas as dicas serão bem vindas.

Dúvidas, comentários ou sugestões, deixe logo abaixo. :)

Originally published at www.viniciusdacal.com on January 22, 2015.


Vinicius Dacal

Brasileiro
Desenvolvedor de software
Trabalha remoto para BEN UK
Ama aprender, criar e compartilhar