EN

Vinicius Dacal

O básico do básico do Git e do Github.

Acredito que muitas pessoas, como eu, quando começaram a estudar Git e Github se sentiram confusas com os termos e comandos utilizados pelo sistema. Neste breve post, vou simplificar (ou não)alguns termos utilizados neste mundo do versionamento.

O que é o git?

Git é um sistema de controle de versão, criado por Linus Torvalds, para desenvolver o Kernel do Linux. Com ele você pode fazer e salvar cada alteração em seu projeto e futuramente essas alterações poderão ser consultadas ou revertidas. É como se você criasse um ponto de restauração no seu sistema, só que no Git realmente funciona!

Com o Git você consegue saber a data, a hora, quem alterou e o que foi alterado. Fantástico não?

Nesta ótima palestra do BrazilJS2014, o Mauricio Wolff da Booking, demonstra um case fantástico de como ele conseguiu limpar CSS gigantes com a ajuda do Git e do Github, vale a pena assistir (Fica tranquilo, está em português).

O que é o Github?

Github é um website que funciona em cima do Git. Nele você consegue criar seus projetos e mantê-los públicos, mais do que isso, ele também funciona como uma rede social, onde as pessoas conseguem ver e contribuir com seus projetos. Além de tudo isso, ele também é o melhor portfolio que você pode ter. Olhar para o código que você escreve é uma das melhores maneiras de conhecer seu trabalho.

Termos frequentemente usados

Para você que está começando agora, nada melhor do que ficar por dentro de algumas palavras frequentemente usadas nesse dialeto “versionístico”.

Commit

Um Commit é um pacote de alterações do seu projeto. Digamos que você já tenha uma pasta com os arquivos do seu projeto, você acabou de editar um arquivo e precisa salvar essas alterações no Git, nesse caso você precisará fazer um Commit.

Vamos supor que o arquivo alterado tenha sido o “arquivo.txt” que está dentro da pasta textos, nesse caso você executará o seguinte comando:

git add textos/arquivo.txt

Feito isso você terá adicionado o arquivo “arquivo.txt” ao Stage, que é onde ele fica antes de ser “comitado”.

Digamos que sua alteração foi somente essa e você quer “comitar” ela para o Git, é só executar o seguinte comando:

git commit –m “Mensagem descrevendo o que foi alterado”

Você acaba de criar um commit, um pacote de alterações que contem apenas um arquivo. Caso você tenha alterado vários arquivos e deseja incluir todos eles ao mesmo commit, troque apenas o caminho do arquivo para “.”, fica assim:

git add .

O comando do commit vai continuar o mesmo. O que você precisa entender é que ao executar o git add você está adicionando arquivos ao Stage, e que ao executar o git commit, tudo que estiver no Stage vai para o HEAD do seu projeto Git local.

Fork, Forkar, Forkado

0  VsjB4Wz6KbdSgc8o

Quando você coloca seu projeto publico lá no Github, as pessoas podem “Forkar” ele, o que seria o mesmo que tirar uma cópia, só que essa cópia fará referência ao projeto original, e carregará com ela todo o histórico de alterações anteriores ao “Fork”. Nessa cópia, é possível você fazer alterações e trabalhar de forma independente do projeto original.

Digamos que você queira fazer um blog, é possível você “Forkar” o projeto do Jekyll e fazer as alterações, customizações e postagens em cima da sua própria “cópia” (Fork).

Pull request

É uma proposta de alteração ao projeto. Digamos que você fez um Fork em um projeto, descobriu um bug nele e acabou corrigindo, ou encontrou uma forma de melhorá-lo. Se a alteração efetuada for interessante para o projeto original, você pode enviar um Pull request, propondo que sua alteração seja anexada à ele.

Tem dúvida de como fazer um Pull request, confira este vídeo do Suíssa, exemplificando um pull request em 3min.

Issues

0  tPVTUpc2K7W8kjko

Issues podem ser erros, bugs, dúvidas, sugestões de novas features e etc.

A parte de Issues é o seu canal de comunicação com os colaboradores e desenvolvedores do projeto.

Digamos que algo no projeto esteja com erro, você pode abrir uma issue e descrever o erro.

A issue deve ser aberta no projeto original, caso você abrir uma Issue no seu Fork, somente as pessoas que Forkaram essa sua versão irão acompanhar a discussão.

Conclusão

A intenção do post não é ensinar todos os comandos e todas as possibilidades que o git lhe dá, mas sim lhe introduzir nesse mundo para que você possa ler e estudar outros artigos com mais facilidade.

abaixo segue alguns links para você começar a estudar.

Originally published at www.viniciusdacal.com on January 29, 2015.


Vinicius Dacal

Brasileiro
Desenvolvedor de software
Trabalha remoto para BEN UK
Ama aprender, criar e compartilhar