EN

Vinicius Dacal

image by Christina

Dicas para o primeiro emprego em tecnologia da informação

Galera, neste post gostaria de conversar com vocês sobre o mercado de trabalho de TI. Eu estava lendo uma notícia de 2019, que abordava que entre os anos de 2020 e 2024 a estimativa é que seriam abertas em torno de 280 mil vagas na área de TI aqui no Brasil.

Vamos fazer um cálculo rápido:

280 mil / 4 anos = 70 mil vagas por ano.

Por outro lado, os cursos na área de tecnologia da informação, formam em torno de 45 mil profissionais ao ano.

Se a gente fosse considerar que cada uma dessas pessoas que se formasse já fosse ocupar uma dessas vagas, ainda sobrariam 25 mil vagas por ano para serem ocupadas. Mas esse numero pode ser ainda maior. Isso porque, segundos especialistas, cerca de metade desses cursos já estão defasados em relação ao que o mercado precisa.

Ou seja, metade desses profissionais terão que passar por outra capacitação antes mesmo de começar a trabalhar. Eu não sei como isso soa pra vocês, mas pra mim, isso parece uma grande OPORTUNIDADE.

É OPORTUNIDADE para você que está procurando seu primeiro emprego, e também para quem já está trabalhando na área, mas quer decolar a carreira nesses próximos anos.

Isso tudo, porque o mercado de trabalho está sujeito sob a lei da oferta e demanda. Ou seja, se a quantidade de vagas ofertadas é maior que a quantidade de profissionais para ocupar essas vagas, a tendência é que as empresas estejam dispostas a pagar mais para obter cada profissional. É nessas horas que você pode negociar um salário maior e também melhores condições de trabalho.

Quando eu digo que “as empresas estão dispostas a pagar mais” eu não estou falando apenas de dinheiro, mas também de outros benefícios. Por exemplo, tem empresas que já oferecem a oportunidade de TRABALHO REMOTO, você não precisa se mudar e nem sair da sua casa para trabalhar. Tem ainda aquelas empresas que montam aqueles lugares legais, com vídeo game e mesa de sinuca. E tudo isso, para atrair mais profissionais.

Além de estarem dispostas a pagar mais, na falta dessas empresas encontrarem os profissionais que elas consideram ideais, elas acabam diminuindo um pouco os requisitos, e dando oportunidade pra quem ta começando mas tem muita vontade de aprender.

Tem empresa que até patrocina cursos para os candidatos, antes mesmo de contratá-los. Funciona mais ou menos assim: as empresas montam cursos específicos com as tecnologias que utilizam no dia-a-dia; Disponibilizam esses cursos de forma GRATUITA para quem quiser se inscrever; Os alunos que melhor performarem no curso, elas convidam à trabalhar na empresa. O mais legal, é que mesmo que você não for chamado para trabalhar, você ainda tem a possibilidade de usar a experiência que você acumulou com o curso para conseguir uma outra vaga.

Isso tudo é muito legal, muito legal mesmo!

Mas para poder entender um pouco mais o mercado de trabalho, a gente também precisa olhar por outro ângulo.

Atualmente no Brasil, temos cerca de 12.5 milhões de desempregados. Mas assim como na área de TI, a gente tem outras áreas com vagas sobrando. E agora você deve estar se perguntando:

Dacal, como que a gente pode ter ao mesmo tempo, 12 milhões de desempregados e vaga sobrando no mercado?

Muito bem, eu respondo: Isso acontece por falta da mão de obra qualificada. Ou seja, tem vaga sobrando mas falta pessoas preparadas para ocuparem essas vagas. E isso é um GRANDE problema.

Por isso, é extremamente importante ficar atento ao que o mercado está buscando e ficar preparando para poder abraçar essas OPORTUNIDADES que estão surgindo. Para auxiliar nisso, preparei um passo-a-passo que pode ajudar você a ingressar no mercado de trabalho:

1. Descubra a área que mais te agrada

Antes de você sair distribuindo seus currículos, pare e pense. Se pergunte: “Qual área quero seguir?”, “No que eu gostaria de me especializar?”. E ai temos muitas opções, claro. Você pode querer ser um Desenvolvedor de Software como eu, um Analista de Testes, um Analista de Dados, DevOps, e por ai vai.

2. Pesquise por empresas que oferecem oportunidades das quais você busca

Pesquise por empresas que estão na sua cidade, ou que estão próximas, e veja quais as tecnologias que elas usam no dia-a-dia de trabalho. Se essas empresas estiverem com vagas abertas, é melhor ainda! Você pega a vaga, lê a descrição e separa as tecnologias que eles estão pedindo.

3. Pesquise e estude as tecnologias utilizadas

Comece a pesquisar sobre essas tecnologias e entender um pouco mais sobre elas. Você pode ler artigo, ver vídeos no YouTube, seguir tutoriais… O mais importante aqui, é fazer O QUE FUNCIONA MELHOR PRA VOCÊ.

Falando nisso, to com um vídeo sobre o assunto lá no YouTube, e um canal recheado de vídeos sobre Tecnologia, Carreira e Desenvolvimento Pessoal. Dá um pulo lá, e se gostar, se inscreve. Toda segunda-feira eu lanço um vídeo novo com conteúdo bem interessante. youtube.com/c/viniciusdacal

4. Crie uma conta no Github e use-a como seu portfólio

Se o que você estiver estudando envolve código, tenta pegar esse código, ou produzir algo que você aprendeu e coloca lá no Github, porque isso vai servir como um portfólio seu. Além de colocar no Github, você também pode gravar a sua tela apresentando o que criou e depois você posta essa gravação lá no Linkedin, incluindo hashtags relacionadas as tecnologias utilizadas. Isso ajudará o seu perfil a ser encontrado por profissionais de recrutamento.

5. Aprenda sobre o business da empresa

Por último, tenta aprender mais sobre a empresa e sobre o negócio dela. Isso vai fazer toda a diferença na hora que você estiver numa entrevista.

Seguindo essas dicas, eu tenho certeza que você vai AUMENTAR MUITO as suas chances na hora de uma entrevista.

Gostou do post e das dicas? Ajude-nos a divulgar compartilhando nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso! ❤️️

Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter!


Vinicius Dacal

Brasileiro
Desenvolvedor de software
Trabalha remoto para BEN UK
Ama aprender, criar e compartilhar