EN

Vinicius Dacal

Como aprendi inglês sem gastar um centavo

O Inglês atualmente é indispensável para qualquer profissional da área de tecnologia e também de inúmeras outras áreas. Ainda assim, os cursos pagos continuam caros e são inacessíveis para a maioria das pessoas. E pela crença que a única maneira de aprender é através de um curso presencial pago, a maioria das pessoas acabam desistindo de aprender o idioma. Por essa razão, eu decidi compartilhar a minha história, a história de como eu aprendi inglês sozinho, sem ter investido nada além do meu tempo.

Se você preferir, o conteúdo também está disponibilizado no youtube:

Toda história tem um começo e a minha começa ainda na infância. Quando criança eu me interessava por inglês, achava incrível a possibilidade de uma pessoa poder falar mais que um idioma. Por isso, eu tinha muita vontade de fazer um curso para poder aprender. Porém, minha família não tinha condições. Eu morava com meus avós, meu avô era açougueiro, minha vó costureira. Graças a Deus, nunca passamos fome, mas estávamos longe de poder arcar com as despesas de um curso de idiomas.

Os anos se passaram e como a maioria de você eu comecei a estudar inglês na escola pública. Foi no ensino médio que eu tive a oportunidade de ter aula com uma professora genial. Ela não só dava aula de inglês, ela usava do idioma pra ensinar um pouco sobre a vida pra os alunos. Ela trazia textos, nos ajudava a traduzir e a interpretar eles. Os textos não eram longos, mas eram muito profundos. Não foi ali que eu aprendi inglês, mas as aulas dela foram a fagulha que me fez prometer que um dia eu seria fluente.

Os anos se passaram mais um pouco e iniciei a faculdade de Sistemas para a Internet.

No curso, os professores insistiam que era muito importante falar e entender inglês para sem bem sucedido na área de Tecnologia da Informação, pois ele estaria presente em todos os nossos dias de trabalho.

Já no segundo ano da faculdade, surgiu a oportunidade de participar de um evento em Porto alegre, o BrazilJS. O evento teve 16 palestras, das quais 8 foram 100% em inglês. Eles ofereceram tradução através de headphones, mas mesmo com a tradução, houve muito conteúdo que deixei de absorver por não falar o idioma.

Voltei de Porto Alegre decidido que aquele ano aprenderia a me comunicar em inglês e que voltaria para a próxima edição do evento e entenderia todas as palestras. Eu ainda não tinha condições de investir em um curso de inglês, então busquei formas de estudar por conta própria. Foi conversando com um colega meu, que conheci o Duolingo.

O Duolingo naquela época já era muito legal. Ele foi um dos primeiros aplicativos gratuitos que ofereciam conteúdo organizado para você poder estudar. A cada tarefa, o nível de dificuldade e de vocabulário subiam, dando ao usuário uma sensação de progresso.

Levei em torno de 7 meses para concluir todos os módulos. Com isso, já possuía um bom vocabulário e tinha melhorado muito minha leitura e escrita. Porém, ainda precisava melhorar muito meu Listening.

Como eu gostava muito de escutar podcasts, tive a ideia de pesquisar por podcasts relacionados à inglês e para minha felicidade, existiam vários deles. Alguns podcasts com duração de 5 minutos por episódio, onde ensinavam uma expressão diária do inglês. Eu chegava no trabalho e já dava play nos podcasts e quando me dava conta tinha passado o dia todo ouvindo.

Podcasts:

Na primeira semana fazendo isso, senti uma evolução enorme no meu Listening, o que me proporcionou uma sensação incrível. Nessa época, coincidiu que eu estava indo para o BrazilJS novamente. Fui para o evento e assisti as palestras. Não vou dizer que entendi 100% delas, pois haviam muitos sotaques diferentes para o nível em que eu estava. Porém, consegui absorver muito mais conteúdo do que usando apenas a tradução. Aquilo foi muito legal pra mim, me deixou com uma sensação muito boa.

Ainda nesse evento, também me cadastrei para participar de um hackathon de UX em que os organizadores do evento só falavam inglês. A apresentação do que nós teríamos que fazer, também foi toda em inglês.

Nós formamos a equipe, toda de brasileiros. Sabíamos que ao final do evento teríamos que apresentar nossa solução. Eu lembro que um dos integrantes do grupo, que falava muito bem inglês, perguntou se eu conseguia falar inglês e se apresentaria lá na frente. Expliquei que eu ainda era iniciante e o questionei se ele não poderia apresentar, mas ele disse que tinha medo de falar em público, então acabei aceitando o desafio.

Fiz minha apresentação, e até hoje eu não sei se os jurados conseguiram entender alguma coisa, porque por mais que eu conseguisse ouvir e entender, ainda tinha bastante dificuldade em elaborar minhas ideias e manter um dialogo em inglês. Mas foi um momento muito divertido e eu considero uma etapa vencida.

O tempo passou mais um pouco e eu acabei me mudando do Paraná para Santa Catarina, para uma oportunidade de emprego. Perto da empresa onde eu trabalhava, descobri um grupo de conversação, que acontecia toda sexta-feira às 19:00 horas e era totalmente gratuito. Era só chegar, sentar e conversar.

Esse grupo me ajudou muito! Conheci várias pessoas e fiz alguns amigos. Junto com esses amigos, eu saia para Happy Hours e para praticar inglês.

E aqui fica uma dica preciosa: Uma cerveja pode te ajudar na conversação, isso porque você perde o medo de cometer erros e ser julgado, então você acaba falando mais naturalmente. Mas lembre, beba com moderação.

Foi nessa época que eu consegui evoluir o meu inglês para um nível de fluência. O grupo de conversação fez TODA diferença para mim.

A partir de toda essa experiência, separei 3 DICAS IMPORTANTES para ajudar você na sua jornada.

1 - Não Espere o momento ideal para você começar a estudar

O momento ideal talvez nunca chegue. Uma hora você não vai ter dinheiro, na outra não vai ter tempo. Comece hoje, um pouco por dia. Tire, ao menos, dez minutos do seu dia e estude inglês.

Um passo de cada vez te leva a qualquer lugar, o importante é não parar.

2 - Encontre a maneira de estudar que funcione melhor para você

É muito importante lembrar dessa dica, porque não existe uma solução mágica que sirva para todo mundo. Algumas pessoas gostam de usar aplicativos, escutar podcasts. Outras já gostam de ver vídeos no Youtube e escutar música. O mais importante é você achar uma maneira que você goste, porque gostar da forma que você estuda, vai fazer toda a diferença no aprendizado.

3 - Participe de um grupo de conversação

Essa é a dica mais importante de todas. Assim que você atingir um nível onde você consegue pelo menos se apresentar(dizer seu nome, onde você trabalha, o que você gosta), comece a participar de um grupo de conversação. Se não tiver um na sua cidade, está aí uma ótima oportunidade para você criar o primeiro.

Gostou do post e das dicas? Ajude-nos a divulgar compartilhando nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso! ❤️️


Vinicius Dacal

Brasileiro
Desenvolvedor de software
Trabalha remoto para BEN UK
Ama aprender, criar e compartilhar