EN

Vinicius Dacal

Trabalho remoto em tempos de crise

Estamos vivenciando o que já é considerado a maior crise de saúde dos últimos 100 anos. Ficamos de mãos atadas diante dessa situação e a única coisa que podemos fazer para amenizá-la é manter distância social e ficar em casa.

Frente a isso, para seguir as recomendações da OMS, inúmeras empresas foram forçadas a adotar o trabalho remoto. O que antes era uma tendência, se tornou agora uma necessidade.

Sem dúvidas, essa crise trará uma mudança sem precedentes para nossa sociedade, apontando nossas fragilidades e atraindo olhares para coisas que antes não tinham destaque. A forma como trabalhamos, como nos comunicamos, como interagimos uns com os outros irá mudar e precisamos estar preparados para essas mudanças.

O trabalho remoto, ou home office como também é conhecido, é uma dessas coisas que entram em foco. Empresas que antes tinha um preconceito com essa modalidade, poderão mudar sua visão após passarem por essa experiência.

Algumas empresas não estavam abertas à contratação remota pelo fato de acharem que a qualidade do trabalho seria menor, ou por acharem que os funcionários ficariam “matando trabalho” por não estarem sendo supervisionados. Porém, estudos apontam justamente o contrário: Uma pessoa trabalhando de casa, tende a ser 13% mais produtiva, se mostra mais satisfeita e fica menos doente. E isso tudo se provará nesse período que vivemos.

Claro que também precisamos levar em conta que pela situação de crise, e o clima de incerteza e medo que nos cercam, acabam afetando nossa produtividade e não conseguimos atingir 100% do nosso potencial. Mas ao menos, ficará claro para as empresas que o trabalho remoto funciona, e funciona bem!

Levando isso em consideração, a tendência é que muitas empresas se mostrem abertas a contratar pessoas para trabalhar de casa mesmo após essa crise.

Então como aproveitar essas oportunidades?

Primeiramente, você precisa optar por uma profissão ou atividade que lhe permita trabalhar remoto, ou seja, trabalhos que normalmente só exigem um computador e uma boa conexão com a internet. Alguns desses trabalhos são dos ramos de: Desenvolvimento de software, Marketing, Administração de sistemas, design, vendas online, entre outros.

Depois de optar por uma dessas áreas, busque capacitação! O mercado oferece muitas vagas, mas normalmente eles buscam pessoas capacitadas e aptas a produzir desde o primeiro dia na empresa. E como buscar capacitação, principalmente numa época em que não devemos circular fora de casa? A resposta é simples: Internet. Com a internet, você tem cursos ao alcance de um click. Existem cursos e tutoriais, tanto pagos quanto gratuitos. O YouTube por exemplo, possui uma infinidade de conteúdo de qualidade em inúmeras áreas. E se você fala Inglês, a quantidade de conteúdo é ainda maior.

Se você tem interesse em aprender Inglês, nesse post eu dou algumas dicas baseadas na minha experiência, em como aprender inglês sozinho e sem gastar um centavo. Confere lá!

Além do YouTube, por conta do corona vírus, algumas plataformas estão disponibilizando cursos também de forma gratuita. Algumas delas são:

Aproveite esse tempo em casa para se capacitar e melhorar seus conhecimentos. Essa crise vai passar e depois dela surgirão grandes oportunidades. É importante que você esteja preparado para poder aproveitá-las.

Assista também o nosso vídeo:

Gostou do post e das dicas? Ajude-nos a divulgar compartilhando nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso! ❤️️

Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter!


Vinicius Dacal

Brasileiro
Desenvolvedor de software
Trabalha remoto para BEN UK
Ama aprender, criar e compartilhar